Tim Walz. Das palestras de treinador ao discurso de candidato

por Cristina Santos - RTP

O governador do Minnesota aceitou na última noite a nomeação para candidato à vice-presidência dos Estados Unidos na Convenção Democrata. Tal como se esperava, Tim Walz sublinhou as origens rurais, a formação como professor e treinador naquele que foi o discurso com mais público que um modesto cidadão da classe média norte-americana fez até agora.

Subiu ao palco da Arena de Chicago para aceitar a nomeação do partido e afirmou fazer parte da “equipa certa”. Utilizou metáforas desportivas de futebol americano para garantir: "Estamos a atacar e temos a bola. Estamos a correr pelo campo e temos a equipa certa".
"Kamala Harris é rija, Kamala Harris é experiente e Kamala Harris está pronta".

Tim Walz falou do passado e da localidade onde cresceu, Butte, Nebraska, com 400 habitantes, uma cidade pequena onde a tolerância é essencial para respeitar os vizinhos. “Temos uma regra de ouro. Cuide da sua vida.

Com os olhos no manifesto conservador apoiado pelos aliados de Trump, o Projeto 2025, Walz falou sobre liberdade: “É disso que se trata, a responsabilidade que temos para com os nossos filhos, uns para com os outros e para com o futuro que estamos a construir juntos, no qual todos são livres para construir o tipo de vida que desejam (...) o Projeto 2025 tornará as coisas muito, muito mais difíceis para as pessoas que estão apenas tentando viver suas vidas".“Algumas pessoas simplesmente não entendem o que é preciso para ser um bom vizinho. Vejam Donald Trump e JD Vance”.


O ex-técnico de futebol americano tirou da manga a experiência que tem em pep talks (discursos para encorajar equipas). “Podem não saber, mas não fiz muitos discursos importantes como este, mas dei muitas palestras animadoras”.
Cândida Pinto e do Ricardo Guerreiro - correspondentes da RTP nos EUA

Na convenção do partido, Tim Walz apelou a todos os esforços na corrida à Casa Branca: "Dormiremos quando morrermos, vamos deixar tudo no campo".

Presente na convenção, Bill Clinton (fez o 12º. discurso consecutivo numa Convenção Democrata) saudou Harris como "extraordinária" e sobre Donald Trump disse que "cria o caos".

Foto: Reuters

O antigo presidente norte-americano alertou os democratas: “Vimos mais de uma eleição escapar quando pensávamos que isso não poderia acontecer”.

Clinton troçou de Trump pelo seu narcisismo e obsessão com o tamanho das multidões, citando a piada de Barack Obama na terça-feira. "[Trump] fala principalmente sobre si mesmo, as suas queixas, conspirações”.

Foto: Reuters

Oprah Winfrey foi a surpresa da noite. Muito aplaudida, referiu-se a Trump e aos seus apoiantes lembrando “pessoas que querem convencer que os livros são perigosos e que as armas são seguras”.
PUB